Dicas Paris | 3 Programas Culturais de Moda Imperdíveis!

|
19.10.2017

Como tenho ido muito à Paris cobrir as semanas de moda, tenho circulado cada vez mais por lá. E programas relacionados a moda acabam sendo uma preferência. E nesta última temporada as dicas Paris de programas culturais de moda estão imperdíveis! Exposições muito relevantes que valem muito a pena. Listei aqui as três que fui, mas apenas uma delas é fixa. As outras duas ficam até janeiro de 2018. Então se tem alguma viagem programada para a cidade, já coloque na sua lista!

1 MUSEU YVES SAINT LAURENT

Um programa imperdível em Paris para quem ama moda, é o novo Museu Yves Saint Laurent. Acabou de ser inaugurado, no local onde funcionou sua Maison de Alta Costura. Lá da para ver seu Ateliê onde trabalhava, o salão nobre onde recebia suas clientes, looks e muitos vídeos.

yves saint laurent
O museu é pequeno e a visita pode ser feita rapidamente ou você pode se jogar nos vídeos e praticamente fazer uma viagem no temp­o (o que recomendo)! Lá você encontra vídeos e documentários de sua trajetória, processo criativo, bastidores dos desfiles, depoimentos de pessoas que trabalharam com ele e muito mais. Tem até uma sala dedicada a um vídeo que fala exclusivamente do seu relacionamento com Pierre Bergé, parceiro de vida de Yves, sócio e fundador do museu, falecido este ano.

yves saint laurent
O museu ainda conta com croquis, ilustrações, amostras de tecidos e outros detalhes que quem curte pode gastar um tempão só nisso, contemplando.

yves saint laurent

Mais imagens abaixo:

yves saint laurent

yves saint laurent
yves saint laurent
yves saint laurent
yves saint laurent

yves saint laurent

Mas mesmo pequeno, é riquíssimo e não deixa de emocionar. Quando em Paris, não deixe de ir!

Como eu fui sozinha, poucas fotos minhas… Rs…

 

> Musée Yves Saint Laurent Paris

5, av. Marceau, Paris. Funcionamento: terça a domingo das 11h às 18h.

 

2 EXPOSIÇÃO CHRISTIAN DIOR – Couturier du Rêve

 

Durante a semana de moda de Paris, fui convidada para um coquetel privado da Dior na exposição lindíssima da marca “Christian Dior Couturier de Rêve” (Christian Dior, Designer de Sonhos). A exposição está no Musée de Arts Decoratifs, em comemoração de 70 anos da Maison Dior.

dior
A exposição é espetacular. A história é maravilhosa e o acervo é riquíssimo! É o tipo de exposição TEM QUE IR para os amantes da moda. Ela fica lá até 07 de janeiro de 2018.

dior
Pra se ter uma ideia, são 3000m2 com fotos, croquis, acessórios, peças icônicas da marca e muita história. São mais de 300 vestidos de alta costura! Até mesmo a parte de perfumaria entra na expo, com frascos de perfumes da marca em suas primeiras edições.

dior
Também é abordada a trajetória de CD antes da moda. Sua passagem pela arte e outros detalhes estão todos lá.

dior

Apesar de CD ter ficado 10 anos a frente da marca (ele faleceu em 1957), seu legado é tão importante que influencia muito a moda até hoje. Ele foi quem propôs com seu New Look, uma silhueta mais feminina e menos rígida no pós guerra.

dior

Além do trabalho do designer, a mostra fala também dos outros seis designers que comandaram a empresa após a sua morte: Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e atualmente, Maria Grazia Chiuri.

dior


dior

 

> Christian Dior Couturier de Rêve – Musée Des Arts Decoratifs

107, Rue de Rivoli – 75001 Paris | Até 07 de Janeiro de 2018

 

 

3 EXPOSIÇÃO IRVING PENN

 

O Grand Palais está com uma exposição maravilhosa do icônico fotógrafo Irving Penn que faz parte de um ciclo de exposições para divulgar o trabalho de grandes fotógrafos.

irving penn

Famoso e muito requisitado nas fotos de moda dos anos 50 e 60, o fotografo tinha uma paixão nata pela fotografia e isso é exposto claramente em magníficas fotos de suas viagens ao redor do mundo. Fotos que vão desde as tribos do Peru como as paisagens e efeitos da natureza pela Africa.

irving penn
irving penn

Outro ponto de destaque são as fotos e retratos de grandes celebridades como Pablo Picasso, Salvador Dali, Audrey Hepburn, Yves Saint Laurent e muitos outros e faz o nosso olhar saltar de uma quadro ao outro.

irving penn
O mais incrível e inesperado de toda a exposição é poder entender como foi a construção de seu estilo pessoal e forma de trabalho deste artista. Na amostra podemos ver a reprodução de seu estúdio de fotografia que na época não tinha água e muito menos eletricidade, forçando o artista a usar o recurso natural da luz em suas fotos e muita criatividade.

Uma experiência única para os amantes de moda e fotografia e que vale com certeza a visita!

 

>Irvin Penn – Grand Palais

3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris | Até 29 de Janeiro de 2018

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu