Beleza Dicas de Cuidados com a Pele no Verão por Dra. Ana Paula Pierro


Vem chegando o verão, temporada maravilhosa de férias, praia e SOL! Muito sol! E pensando nisso, conversei com a top dermatologista Dra. Ana Paula Pierro, para nos dar dicas de cuidados com a pele no verão.

Afinal, além de não querermos correr riscos de saúde, a pele também é nosso cartão de visita no quesito “imagem”. Uma pele bem cuidada passa uma boa impressão! Então vamos aos cuidados:

Cuidados com a pele antes do verão

  • A hidratação é muito importante, tanto interna quanto externamente. Beba bastante líquidos como água, sucos de frutas, chás e água de coco. Use hidratante corporal neutro (exemplos: Lipikar Baume (La Roche Posay), Umiditá Loção (Libbs), Cold Cream Loção Corporal Hidratante (Avéne)). Use hidratante facial para o tipo adequado da sua pele.
  • Aumente a ingestão de alimentos com carotenoides, pois essa substância se deposita na pele e retém as radiações UV. Ela é encontrada em legumes e frutas de cor alaranjada ou vermelha (cenoura, mamão, abóbora, beterraba). Nesse calor fica fácil!
  • Uma dica para proteger os cabelos do vento, calor ou maresia é usar fluidos de silicones nas pontas. Como o da John Frieda ou fluido de silicone L’oreal. Um produto legal para hidratar e proteger os cabelos é o Bepantol Spray.
  • O uso de antioxidantes orais pode ajudar na proteção solar (exemplo: Helioral (Melhora)). Que devem ser ingeridos 30 minutos antes da exposição solar.
  • Depois da praia ou piscina deve-se tomar uma ducha de água doce para retirar o sal, a areia e o cloro que tendem a ressecar a pele e os cabelos.
  • Na hora do banho a temperatura da água deve ser fria ou morna para evitar o ressecamento da pele e cabelos.

fluidos-silicone-cabelos-le-fashion-quotidien     hidratantes-corporais-verao-le-fashion-quotidien

 

PROTOTEÇÃO SOLAR

  • Aplicar o protetor solar antes de sair de casa. O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e precisa ser reaplicado a cada 2 horas ou sempre que cair na água ou suar muito. Se não ele perde a eficácia!
  • Olhe na embalagem se o protetor solar protege contra os raios UVB (indicado pelo FPS) e contra os raios UVA (indicado pelo PPD). Deve-se escolher protetores solares com FPS 30 ou mais.
  • O protetor solar deve ser aplicado em todas as partes do corpo que ficarão expostas. Então não esqueça das orelhas, nuca, pés, mãos e lábios (protetor solar labial).
  • Devemos usar camisas, chapéu e óculos escuros, que também são uma forma proteção solar. Mas as roupas devem ser de preferência feitas de algodão (e se possível, com proteção ultra violeta (UV).
  • Na praia ou piscina, tente ficar embaixo de barracas, de preferência de algodão e claras que absorvem mais os raios UV. Porém mesmo embaixo da barraca devemos aplicar o protetor solar no corpo já que a areia e o chão (superfícies claras) refletem os raios de sol e podem levar à queimadura solar.
  • Procure se expor ao Sol até às 10 horas ou após às 16 horas (no horário de verão). Tá, sabemos que é difícil, mas precisamos tentar!
  • Procure uma sombra sempre que possível. Andando na rua, procure sombra de marquises, ao aguardar para atravessar a rua, a sombra de uma árvore, e por aí vai…
  • Uma forma de saber se a incidência dos raios solares está muito alta sem precisar olhar o relógio é ver a sua sombra. Se a sua sombra é menor que o seu corpo, então o sol está forte e você deve redobrar os cuidados!

betacaroteno

Agora sim, já estamos conscientes dos cuidados gerais eu perguntei para a Dra. Ana, como podemos nos bronzear com segurança, já que nós brasileiros amamos sol e a maioria gosta de curtir um bronze:

Se bronzear nunca é com segurança, mas o importante é não pegar sol de uma vez só achando que vai ficar bronzeada e com uma cor bonita. Tome um pouco de sol por dia apenas e vá modulando o bronzeado.

O uso de alimentos com carotenoides (legumes e frutas de cor alaranjada ou vermelha como cenoura, mamão, abóbora, beterraba) é muito indicado para quem quer ficar bronzeado, pois irá ajudar muito a ter a cor que a pessoa quer. Porém deve-se sempre usar protetor solar, e nunca bronzeador, e ir ao sol se expondo poucos minutos por dia, por vários dias seguidos. Uma exposição solar crônica (vários dias) é menos danosa que uma exposição solar aguda (aquela que faz a pele descascar). E isso a gente não quer né?

 

Bom verão à todos!!! 😉

 

Como cuidar da pele no verão

A Dra Ana Paula Pierro é Médica Dermatologista sócia da Clinica Dra Maria Fernanda Tembra em São Paulo, que fica na Rua Dr. Renato Paes de Barros, 750 – 13o Andar. Tel: (11) 3079-0741.

Dermatologista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)

Mestre em Medicina (Dermatologia) pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Sócia da AAD (American Academy of Dermatology)

Médica Dermatologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo


DEIXE UM COMENTÁRIO

Nome completo

E-mail

Digite sua mensagem aqui


Posts relacionados

Paris Couture Week As Tendências de Beleza para você se inspirar já!

O mês de junho foi super agitado para o mundo da moda! Pois aconteceu em Paris a semana de alta costura onde as principais grifes mundiais desfilaram suas coleções e mostraram suas tendências de beleza. Para contextualizar,...

Leia Mais

Maquiagem Delineador Colorido, saia do básico!

Já pensou em sair do pretinho básico? Que tal um delineador colorido para ressaltar os olhos? O delineador é uma maquiagem que ajuda a reforçar a linha do olho e destaca o olhar  e dependendo da espessura da linha e...

Leia Mais

Beleza Em Cannes Um Festival de Inspirações

Aconteceu no mês de maio a 70ª edição do badalado Festival de Cinema de Cannes, na França e eu não poderia perder a oportunidade de mostrar para vocês, o que foi destaque na beleza das convidadas e celebridades !! A...

Leia Mais